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#13 Personal Trainer: Atuação das redes sociais, um fator importante em sua carreira?

Atualizado: 29 de abr. de 2021


Leonardo: Pessoal sejam todos muito bem-vindos antes de mais nada, se inscrevam no canal deixe o seu joinha e marquem no Sininho das notificações para receber sempre que postar algum vídeo ou entrar no ar além disso não tenho nosso Instagram no Instagram não perdão é o nosso grupo no telegram personal empreendedor e hoje a gente tá me esquecendo né então a gente tem uma frase agora Toda semana a gente tem publicar a frase essa frase hoje ela é sonhos não tem pernas mas você tem então corra atrás para a gente dar início a nosso bate-papo bate-papo que a gente vai ser hoje à noite sobre a tua nas redes sociais né um fator importante em sua carreira será que é um fator importante em sua carreira para isso eu tô aqui com meu grande amigo professor Antônio Boa noite Antônio boa noite Professor Leonardo Boa noite a todos que estão assistindo tudo bem também tenho Professor Luciano tudo bem E você tudo bem Tudo joia Boa noite a todos por Aurélio. Tudo bem então vou aí Olha só esperar a Manu está com problema problemas técnicos deixou o técnico não tá conseguindo me faz ao vivo é assim mesmo bom vou colocar a bola aqui então que vocês tem a dizer sobre o ator redes sociais né é um pastor importante ou não mas especificamente para falar agora para o Aurélio Aurélio começa a ir eu vou dar uma força aqui para Manu enquanto isso eu tava conversando com um aluno hoje né e ele é médico cirurgião vascular e daí ele falou assim porque ela é minha filha quer fazer um Tik Tok ela tem 13 anos que que você acha né eu falei cara você pode me dar umas 48 horas para pensar a respeito que que eu posso te responder né mas depois de pensar muito cara eu falei assim cara quanto antes as pessoas entenderem os algoritmos porque cada rede social tem um algorítimo né Quem Entendeu algoritmo e ter domínio sobre o algoritmo ele vai ter vantagens competitivas no futuro então assim é óbvio que quando uma criança vai entrar em qualquer rede social o pai tem que monitorar tudo que ela tá vendo e tem que monitora tudo que ela posta né mas eu acho que qualquer profissão qualquer seja ele corretor de seguro o médico cirurgião político sereno não for se não for concursado né num concurso de juiz federal ele vai precisar entender de algoritmo para poder sobreviver no futuro Então esse é minha opinião a respeito quem dominar isso vai ter vantagem competitiva show de bola vou aproveitar e dar uma boa noite para nós convidado especial Boa noite professora tudo bem Boa noite tudo bem com vocês seja muito bem vindo sociais não tem ou não importante é a nossa carreira profissional e professor Aurélio fez uma introdução sensacional né Falando justamente os algoritmos aqui em dominar como funciona ou não funciona né esses algoritmos vai se destacar lá na frente né ele até o fim dessa rede social Tik Tok e tal e aí professora fala um pouco de você da sua vivência com redes sociais que tem filho ou não fator preponderante no destaque de sua carreira muito obrigada pelo convite agradeço muito a oportunidade estar aqui com vocês para compartilhar um pouquinho da minha vivência né Lembrando que não existe verdade absoluta que a gente vai explicar que é exatamente o que eu tenho feito na prática e estudado bastante sobre as redes sociais meu auxiliar não muito porque eu entrei na essa área com o Personal Kids em 2017 então é recente porém eu sempre gostei muito de fotos de registrar de mexer no Instagram já tinha Instagram a um tempo na época tinha uns 3000 seguidores e eu acho importante a gente fazer até às vezes esses cursos aí nós tiramos o professor Rodrigo Moutinho né ele é um cara aí que tá desmontando aí nas mídias sociais com consultoria para a gente aprender a fazer um Stories aprender a publicar conteúdo é às vezes é bom é uma visão de um profissional assim mas talvez voltar até para publicidade assim para gente ver se aperfeiçoar melhor porque do mesmo jeito que ela se projeta ela pode às vezes ter um efeito negativo se você né Não dá muita atenção ali até as coisas que você posta o Aurélio falou uma coisa bem interessante sobre o algorítimo né horário depois se você pudesse dar mais uma explicação Zinha aí que eu acho bem interessante isso e para a gente ir aprendendo né aprendendo os nossos colegas que já trilharam esse caminho né Eu acredito que como é que se dedica as redes sociais exclusivamente mente tem que ser um profissional das redes sociais né eu talvez não esteja fazendo como eu gostaria mas eu sei da sua importância eu sei muito da sua importância e e vamos adquirir conhecimento que esse é o caminho sem dúvida é uma ferramenta importantíssima agora Aurélio pode ser pode ser falando sobre algoritmo algoritmo nada mais é do que uma forma que as redes sociais encontram para levar conteúdo interessante para as pessoas que baixaram o aplicativo e tomar navegando na a ideia do algoritmo fazer com que as pessoas ficam mais tempo possível dentro de uma plataforma é isso é uma definição padrão para todas as plataformas isso funciona para o Facebook para o Instagram para o Tik Tok e para o YouTube né e Inclusive tem um experimento que eles fizeram que eu achei bem legal ele é um pesquisador ele mandou um e-mail para vários amigos e pediu para todos os amigos escreverem uma palavra no Google e fazer uma pesquisa essa palavra era Egito e daí ela para eles fazerem a print da primeira tela do Google e mandar para ele daí um colega apareceu assim notícias conflito no Egito guerra no Egito assassinato no Egito no outro conheceu só turismo turismo de gesso do clube passagem cirurgia então o que que ele quer dizer o Google YouTube Instagram Facebook eles querem mostrar aquilo que agrada aquela pessoa e E daí um exemplo bem clássico assim que te vi foi na eleição o que a Dilma ganhou né e eu tava num círculo de amigos assim um colega falou olha com certeza foi fraude essa eleição não tem como ela ganhar eu tenho quatro mil amigos no Facebook e ninguém vota na Dilma você acha que ninguém votou na verdade o que está acontecendo que eles chamam nas redes sociais e filtro da bolha você tem um monte de amigo só que o Facebook sabe que você curtiu um post lá do concorrente daquele daquele candidato automaticamente qualquer pessoa que postar alguma coisa favor daquele candidato Ele simplesmente não vai te mostrar a favor do concorrente então eles tentam deixar uma bolha você protegido para não ter nenhuma opinião contrária a sua e tudo aquilo que você quer aquilo que você gosta aqui o que você clica isso tem uma vantagem né que você todo mundo aqui entrou no Facebook se sentir bem né senão a senhora Que legal Que bonito todo mundo concorda comigo e tem desvantagens que eu você não ouviu nenhum contrária e parece que quando alguém fala uma opinião contrária em qualquer lugar que você se encontra se fosse nossa esse cara é um alienígena da onde ele tirou essa ideia né porque na vida real não existe o filtro da bolha de as pessoas tendem a ficar cada vez mais empresas nas redes sociais e ela vez menos na realidade em grupo de amigos porque parece que as pessoas são alienígenas hoje que eu tô querendo chegar quando você consegue controlar esse mecanismo e manipular esse mecanismo ao seu favor ou você começa a aparecer com mais frequência na Tainá online das pessoas essa que estratégia manipular o algoritmo Então quando você tem duas formas de manipular né uma esse polêmico e atacar um lixo e ser o rei daquele lixo né então a gente fica claro hoje a divisão política entre direita e esquerda né então você vê que tanto que defende a direita quanto que defender a esquerda está crescendo nas redes sociais só que daí Quem posta para um lado só aparece Aquele lixo dele e Quem posta do outro só aparece para Aquele lixo dele né então independente e daí tem a questão dos que ficam neutros no meio né esse é muito dificuldade maior de crescimento de outras redes sociais Porque as pessoas não compartilham o que ele faz e não fica clicando nem comentando feito louco né daí na política né Parece que é mais fácil se destacar obviamente mas vou trazer um exemplo para nossa situação né de personal né gente tem alguns colegas que são polêmicos né e alguns colegas se gostam de postar coisas que anda na contramão então se todo mundo fala que nutrição x o tipo de dieta X é boa esse cara fala assim mas você tem essa pesquisa aqui que disse que não que não funciona contra né e que gosta de polemizar e ele vai encontrar algum lixo né Não tô dizendo se é certo ou errado isso é encontrar um qualquer coisa para provar o que a gente quiser né Hoje é o Leonardo está na publicado artigos ele sabe que você consegue provar o que você quiser hoje e os polêmicos acabam criando tem uma relevância daí eu contratei uma consultoria de São Paulo que é uma costureira bem grande que a costureira que lançou a Kéfera né que conhece a Kéfera aí sabe que ela fez filme com corda ou não ela fez filme fez novela graça consultoria aí que eles fizeram e esses caras falaram assim para mim Aurélio é o seguinte a minha sugestão é você ir para o Sport começar atacar os transgêneros no esporte é uma sugestão agora e começar a se posicionar de maneira firme eu falei cara não é o meu perfil eu não quero ninguém me odiando sabe né eu sou o cara da paz então você vai querer ser devagarinho vai que ser devagar Então realmente essa foi esse foi meu posicionamento né não atacar ninguém postar vídeo sobre exercícios para idosos exercícios pessoas com limitação mas esse desequilíbrio existe flexibilidade fácil de fazer em casa né e eu encontrei esse meu nicho e esse meu nicho compartilha tirar os meus fãs escrevem né E daí eu vou falar um pouco sobre algoritmo do YouTube YouTube ele tem uma estratégia muito fácil tem três formas as pessoas chegaram no teu vídeo no YouTube recomenda eu consegui Entra lá passa uma carne lá ele aparece lá o teu vídeo Independente se a pessoa está seguindo ou não o teu canal uma segunda forma é quando a pessoa pesquisa por exemplo o exercício com elástico do CrossFit tá ou como Pula Corda daí ele aparece ali ele vai colocar algum vídeo para o primeiro e uma outra forma é recomendado dentro de outros vídeos ou seja você tá assistindo lá um vídeo com três exercícios com elástico de CrossFit ou YouTube fala assim cara por isso eu não assisti esse outro vídeo aqui tem 60 exercícios pelo acho que você fica vendo eu sei que só tem três você vai navegando de 3 em 3 em 3 e começa a ver um monte de exercício repetido Mas como que a inteligência artificial do YouTube sabe que um vídeo é melhor do que o outro para posicionar rankear ou para sugerir ou para colocar por primeiro é simples o vídeo que resolve o problema vamos supor que o Luciano virou grafiteiro agora né vai fazer CrossFit e daí ele fala cara eu quero arrumar elástico do CrossFit e quero pegar uns exercícios que eu acho que o CrossFit ou academia eu quero variar meus três lá com elástico né E se coloca lá tem um vídeo lá com cinco exercícios com 3 e outros 60 exercício que eu acho que o crossfit é qual que você tem de clicar aí você daqui porque ele tem medo dos 60 não vai ter repetido né eu vou navegar nesse chegar lá e ele tem links dentro do próprio vídeo para você pular para exercício de perna de bíceps tríceps e costas se fazem p**** ainda tá organizado aqui dentro dessa time Line né daí você fala assim cara eu não vou mais precisar nenhum aqui 60 já tá boa mas nem tempo de ver tudo YouTube faz em cara toda vez que eu mando esse vídeo para alguém ele nunca mais Pesquisa esse tema Então esse vídeo resolve o problema do cliente porque se ele assistir um vídeo sai precisa de novo Sai precisa de novo Sai YouTube falar cara esse vídeo não tá respondendo então esse esse vídeo aí até um exemplo depois eles podem fazer essa pesquisa eu consegui arrancar esse vídeo em primeiro lugar tudo que eu fiz eu assisti uns 30 vídeos cataloguei os exercícios e fiz um vídeo seria o vídeo permanente né E daí o YouTube é o meu amigo que sempre recomenda ele primeiro simples Até alguém fazer um melhor né então você faz impulso ele mas dá trabalho né Que bom que nós trabalha que se fosse fácil é muito concorrente eu acho que se você tiver alguma dúvida aí respondeu o bonitinho mas eu acho que consegui explicar né só só fazer uma pergunta perguntinha rápida aqui então Aurélio tem duas estratégias então primeira estratégia para gente quero postar um vídeo de perna treino de perna eu visualizar vários vídeos com os títulos de treino de perna e seria uma estratégia e talvez a mais importante é um título então o título é muito importante por exemplo como resolver o seu problema de hipertrofia de pernas algum sentido então o título é mais importante do que até o próprio vídeo Porque Pelo que eu entendi o YouTube ele seleciona os vídeos pelo título é o título e é isso na verdade ela achava que era isso no começo sabe Daí até ver que tinha um monte de vídeo com título mal Feito mal escrito com erro ortográfico sem capinha que aparecia antes do meu porque o conteúdo era melhor YouTube fala para ela se esse vídeo aqui que esse vídeo Vai resolver seu problema porque ele simples se você digita lá como fazer exercício do CrossFit se assisti aquele meu vídeo As pessoas não nunca mais pesquise termo e tu me fala cara eu resolvi o problema o cara o conteúdo lugar vem o áudio o áudio é mais importante do que o vídeo que se o áudio tiver ruim né com chiado no fundo com eco com barulho no fundo com música muito alta as pessoas saem também mas vídeo ruim a qualidade de imagem as pessoas ficam aí você estatística né daí é óbvio se você colocar uma capa perfeita em título perfeito a pessoa clica ficar 5 segundos embora ou que hora ainda não assisti teu vídeo inteiro sair e foi pesquisar o mesmo termo de novo e tu me fala cara esse vídeo não presta sabe então é óbvio que o melhor é ter tudo né Tem a melhor imagem a melhor câmera melhor áudio é melhor conteúdo melhor capa e o melhor título né mas se ele fosse por organização o conteúdo ele é soberano a qualidade do conteúdo a organização da fala né e eu uso uma estratégia Até quem tiver assistindo aqui ao vivo gravado a nossa isso daqui todo vídeo quando eu vou fazer eu sigo uma ordem do que que eu vou falar e a ordem é sempre a mesma dor causa desejo e solução então vou dar um exemplo vou fazer um exercício com dicas de emagrecimento Então vou começar o vídeo sempre falando da dor tá com a barriguinha caindo para fora da calça né quando você senta fica aquelas dobrinhas que tá ficando com vergonha a calça não tá mais servindo o pior ainda você chega numa loja nenhuma calça mas servindo para mim é dor causa é isso daí você deve saber né Porque é falta de exercício em excesso de comida é isso eu sei isso é causa desejo Ah o nosso desejo ela tomar um comprimido dormir e acordar parado musculoso né que tá vindo de tanquinho no dia seguinte agora o que realmente é porque ainda não existe né a pessoa ela vai se conectando com você durante a narrativa então é dor causa desejo solução e quando você faz essa narrativa o tempo de retenção dentro do meu vídeo cresceu bastante de maneira assustadora de maneira assustadora então é uma estratégia uma dicazinha sem Professor organizar teu raciocínio não vai gravar um vídeo que funciona bem mas o conteúdo é soberano tá show de bola que é uma luz queria falar alguma coisa pode ir para de falar senão eu ia complementarem o algoritmo mas em relação a ser rede social é no meu caso eu utilizo muito no Instagram e muitas pessoas esquecem quem está no Instagram está como a rede social não tá lá para comprar determinado objeto para procurar o às vezes uma determinada aula então às vezes as pessoas criam conteúdos ou muito complexos ou de uma forma que a gente não consegue acompanhar Então a gente tem que pensar sempre que o Instagram é uma rede social então eu posso sempre eu a minha experiência que deu certo várias pessoas falam para separar o profissional do pessoal eu peço ao meu o meu pessoal com profissional mas seleciono bem o que eu posso e sobre o algoritmo se eu posso hoje aí amanhã eu não posso aí depois eu posso o que que acontece o algoritmo ele vai ver se a pessoa está interagindo comigo ou não então se eu fico muito tempo sem aparecer a pessoa vai deixar de interagir comigo e as minhas coisas vão deixar de aparecer para ela então é o mais importante de tudo é a frequência é você postar todos os dias tá não necessariamente criar o conteúdo todos os dias porque nem todos está legal Nem todo dia eu quero criar conteúdo Hoje nós vai ter um dia que tá mais cansado então eu recomendo muito fazer um planejamento ter alguns conteúdos já aparece selecionados para você ir postando ao longo do tempo Aquele dia você não consegue produzir naquele dia e também postar coisas do seu dia a dia postar dando a aula daquele momento postar coisas que aconteceram inusitadas que às vezes não estava programado Então não é é colocado dentro de uma caixinha Mas é você e ter aqui uma ferramenta e poder utilizar outras Então para que eu consiga aparecer não adianta eu ter 17 mil seguidores se eu não interagir com eles então uma das coisas que para mim deu no resultado é porque você me mandou mensagem eu respondo mesmo que seja nos comentários por Direct e muitas vezes as pessoas falam Só se eu mandei mensagem para várias pessoas e ninguém me respondeu então eu já vi várias lojas e empresas não só da área se não só personal mas até personal também às vezes faz um patrocínio de publicação investe o dinheiro e não responde o cliente o cliente pergunta E aí você vê que lá que eles não estão respondendo então tem muita gente que investe aí eu tô gastando dinheiro mas não tá funcionando não pensando da maneira certa então é uma rede social como o Aurélio falou é selecionado de acordo com aquele posicionamento se você gosta então por exemplo eu dou aula de natação para bebês então se você conversar curtir coisas de bebês as minhas coisas vão aparecer mais para você porque o conteúdo que eu posso então Geralmente quem vê o meu conteúdo são mães que geralmente curtem outras coisas de beber também então tem as questões das hashtags para serem utilizadas fotos visualmente mais bonitas com qualidade vídeos então selecionar essas questões de posto de formas diversas de postar utilizar novas ferramentas né Igual Aurélio falou do Tik Tok hoje dentro do Instagram tem os Réus que é uma ferramenta que imita o Tik Tok Então são 15 segundos e assim tem dado muito mais infeliz ação do que os Stories do que outros vídeos comuns são até utilizado também como no momento o que eu comecei fazer em 2017 não é o mesmo que eu faço hoje porque o estado já tem novas ferramentas já mudou o algoritmo então por exemplo eu já utilizei automação que o aplicativo interagia com os seguidores esse tipo de situação porque ele quer que você pague para a plataforma e não pague aplicativos então ele quer que você Patrocínio publicações a gente precisa usar as outras ferramentas para atingir o nosso público então ele precisa mostrar a nossa vida real não adianta só colocar o meu a minha marca aqui e eu não estar aqui como pessoa então no Instagram melhorou milhões de vezes quando eu comecei eu mesmo a gravar vídeos eu mesmo aparecer eu mesma ser a marca e não só colocar aqui o meu copo para vocês e Pronto né as pessoas não vão olhar só só para isso então é importante analisar todas essas questões do algoritmo e lembrar que acima de tudo é uma rede social que as pessoas muitas estão lá no final do dia para lazer para descansar um pouco então tem várias questões perfeito acho que a questão do YouTube no Instagram Nossa que aula que a gente tá recebendo mas agora já que horário falou que um dos velhos e a polemizar né então vamos organizar e o Facebook Facebook ficou obsoleto pergunta para quem quiser responder eu acho que faz 1 mês e não abre eu também tenho usado muito pouco para mim o Instagram e tem mais resultados para Instagram com perfil comercial que é o meu caso você precisa de uma página no Facebook então não tem como você ignorar totalmente Facebook porém eu coloco para replicar automaticamente do Instagram no Facebook e pronto Eu Não Abro mais mas o melhor jeito de se fazer Patrocínio no Instagram é através do Facebook porque o Facebook tem muito mais dados igual Se eu for fazer um patrocínio pelo pelo Facebook eu consigo saber a média salarial do cliente que eu quero a região que ele mora qual a idade do filho dele o Facebook tem todos esses dados então se eu quiser uma propaganda mais eficaz eu preciso fazer através do Facebook mas no Instagram então é uma plataforma que para mim faz sentido porque elas eram resultado não diretamente mas indireta tá mente ela tem mais dados pessoais resumo Instagram atividade mais orgânica no Facebook se eu quiser algo pago mas que me Tragam um retorno mais detalhada acerca do público que eu estou destinado ao público algo né o meu Persona não é assim porque esse e-mail virtual pessoal já o o vatar o avatar enfim mas é o Antônio Tá quietinho tô no nosso cientista aí da área motora Fala aí como é que como é que é a tua você já sabia dessas dicas ou você ia no inferno né como é que como é que você trabalha com as redes sociais Olha então agora eles explicando como que funciona tudo as redes sociais agora ele tem como que tem tanta gente aleatória me adicionando principalmente lá da Síria lá do Viva No né pessoal esse pessoal não é que às vezes eu acho que até preço do Pará mas no final de contas não é porque tá escrevendo em línguas diferentes agora ele tem dia como que funciona o Facebook né porque às vezes só faltava uma coisa não é só para não passar na minha cara ou alguma situação que eu conseguia mais e mais 150 200 curtidas Por que todo mundo no meu na minha bolha né pessoal Então realmente isso foi extremamente esclarecedor Mas uma coisa que eu reparei na segunda-feira tá certo é eu acabei postando que eu tinha voltado a fazer consultoria esportivas tudo bem daí a noite aconteceu a seguinte coisa uma cliente minha que é quase que uma blogueirinha resolveu me marcar surgiu gente do além querendo marcar horário e a semana que vem eu tô com todos os horários ocupados encontrado essa blogueirinha que me compartilhou né Então realmente eu não faço a menor ideia como que ela fez isso tá certo que que eu tenho a ver com ela tá certo como que eu melhorei o ritmo dela ou como que ela melhorou entendeu mas desde então parece que aumentou 40 50% nestes lizações no Instagram Então pessoal se vocês puderem me esclareceu que é esse negócio de comparecimento Poxa eu agradeço imensamente porque parece que esse boca a boca também no Instagram também vale a pena né Eu não sei se dá para ver no YouTube também se tem a parte de compartilhar porque eu sei que no YouTube Tem a parte lá de compartilhar compartilhar por WhatsApp pois tá grande por telegram eu realmente não sei tá certo mas entretanto contudo eu estou muito feliz que no chute eu tô tá funcionando né então tô dando graças a Deus mas agora acho que não vai melhorar de vocês né pessoal então hoje a gente tem eu tenho observado que tá funcionando muito mais digital influencer utilizando muito mais esse termo também do que às vezes um patrocínio então se eu colocar uma imagem só da minha marca passando às vezes não vai chamar tanta atenção do que eu aqui tomando água utilizando a minha marca então é outra pessoa fazendo a aula comigo tem muito mais eficácia do que um post pronto então hoje eu tenho percebido muitos resultados através de parcerias com essas pessoas ao invés de investir já tem muito tempo que eu não faço investimento em patrocinado Então eu tenho observado muito nesse sentido parcerias Claro que não dá para ser vou fazer parceria igual uma vez me procuraram o Instagram policial que estava coisas vídeos policiais de vários coisas pesadas tinha 300 mil seguidores eu queria fazer parceria com natação para beber nada a ver o tema do Instagram então não adianta ter essa quantitativo se não for do meu nicho se não for o público-alvo que eu busco mas fazer parcerias com essas pessoas têm gerados ótimos resultados então às vezes é até assim mais eficaz do que o patrocínio a gente não souber fazer também na maneira correta então hoje eu tenho optado por parcerias com essas pessoas e tem muita gente faz de forma gratuita como o Antônio falou então tem gente que faz disso de forma gratuita que não que não cobra tem gente que cobra por posto tem gente que cobra um produto Ou você tem que dar aula de graça para pessoa e ela fazer não tenho diversas maneiras de se fazer essas parcerias estão válidas mas tem que selecionar o público ao selecionar a pessoa é uma coisa que eu digo você tem que deixar bem claro as regras olha eu vou te dar aula mas você tem que postar semana tenho que fazer isso porque não adianta só a gente dava um serviço por exemplo e a pessoa não fazer a parte dela então tem que ficar muito claro as regras é diferente de um posto que eu pago ele vai me falar que ele vai alcançar a 15 mil pessoas e oque ele vai alcançar esse 15 mil pessoas no caso das parcerias Só que também é um resultado a longo prazo a pessoa consumindo bebendo qual produto porque ela consome sempre então eu vou buscar conhecer então também tem que lembrar que não é algo assim a bebi uma vez e pronto não não preciso mais tudo isso me faz lembrar o início quando eu comecei a trabalhar com a loja virtual isso 1999 com catálogo a gente queria fazer publicidade alguns Pai a gente tem um milhão de eu falar para o pessoal não quero saber se tem um milhão de acessos quero saber quantos desses até vão clicar nesse embora né É isso que me interessa E hoje é muito isso né hoje você tem até muito mais detalhe né esse processo de funil de venda que acho que é muito mais eficiente e honesto até para o teu essa parceria em tudo isso que está sendo gerado eu queria que você ia falar meu aberto para para todos vocês o quê que vocês acham da maneira que a profissão na educação física ou específica o Personal Trainer ele ele se comunica de maneira correta ou errada com o seu público pelas redes sociais ou ele Ele publicou uma coisa querendo algo mas na verdade ele tá fazendo errado eu queria que você falasse aberta tem gente fazendo certo o pedido fazendo errado né chegava mentindo até o resultado agora Aqui Acontece que tem publicar em rede social é uma ciência que precisa de estudo né então você precisa estudar e tem uma outra coisa ainda eu acredito que você tem que fazer foco porque às vezes quero você cara vou fazer Tik Tok vou fazer Twitter vou fazer tudo Só que ele não foca né E daí não tem como você aprender a te dar se você tiver uma equipe né aprender todos os algoritmos ao mesmo tempo né mas as pessoas acaba não fofocando então assim escolhe qual rede social você quer trabalhar e trabalha nela bem feito com qualidade com considera-se com sabedoria né mas a gente percebe que tem pessoas que elas são muito mais competentes para propagar conteúdo do que os profissionais de educação física e a gente começa a perceber que tem muitas agente prescrevendo exercício online ganhando dinheiro com isso muito dinheiro e nunca passa na frente do universidade é e assim eu não vejo cref indo atrás eu não vejo cresce multando eu não vejo nada porque esses caras são aí a anos né Tem um menino de Brasília lá que eu acompanho Tem um pessoal e assim é assustador assustador porque se a gente da área não se dedicar e não aprendesse algoritmo e usar isso ao nosso favor a gente vai virar refém desses carros E se fosse você não tá tendo resultado se você sabe muito não tá tendo resultado a culpa é sua por que você não tá sabendo divulgar então a culpa é sua de você não ter foco a culpa é sua de você não vou escolher o Instagram ao meu caso o meu foco Instagram então eu vou estudar marketing me ajudar como divulgar nessa rede social específica da mesma maneira quando as pessoas me procuram para fazer melhorias nesse sentido eu falo muito da questão assim você tem que dedicar montar um plano de aula como você monta um plano de aula de natação como você monta o plano de treino Você precisa você não estudou no começo não é difícil não ficava muito tempo sim vai dedicar tempo só que as pessoas elas querem a parte boa elas querem os 100 mil seguidores sem passar por chegar uma 1 porque tem os seguidores 100 mil pessoas não adianta eu comprar Tem como comprar tem gente que compra mais uma pessoa que não vou interagir então não faz sentido eu ter um quantitativo sem ter qualidade então ele precisa lembrar que são pessoas é um trabalho de formiguinha tem algumas formas de fazer um pouco mais rápido mas depende muito dessa questão da Dedicação em sido foco como Aurélio falou de você estudar sobre aquilo de você não eu vou fazer isso então é importante analisar essas questões e consegui identificar o que que você quer onde que o seu público tá igual o meu público é bebê eu falo para beber tem como eu falar diretamente para os bebês não tem como eu tenho que falar para os pais então eu preciso analisar a personalizar o Luiz André Luiz Tavares questões para discar para quem que eu tenho que falar e qual que é a forma mais eficaz de eu falar para os pais os pais tem muito tempo de ficar lendo muita coisa de ficar então assim eu preciso analisar tudo desse público entender bem esse público e como que eu vou conseguir atingir o Aurélio que fala para idosa ele precisa estudar esse público que que tu quer ver como que esse público vai estar nas redes sociais Então qual rede social Às vezes o público dele gosta mais do Facebook e pode pode acontecer então a gente precisa analisar onde que o meu público tá estudar todas as individualidades daquela rede social em C mais estratégico do que agir mais do que por impulso né eu vejo isso educação física laje muito por impulso na vontades você não veio a pessoa preguiçosa para executar mas para pensar planejar aí já começa a limitar a atuação e puxa a quantidade de ferramenta que a gente tem gratuita para nossa pesquisa fantástico hoje para você publicar um artigo científico dependendo do tipo da pesquisa por baixo um ano um ano e meio e você precisa e de repente no Google se a festa lá Google Trend para saber o palavra que está sendo pesquisada e fazer curativo em determinada localidade você tem aquele gratuito e vai levar o quê dez 15 minutos essa pesquisa então eu vejo que falta muito conhecimento dessas tecnologias dessas ferramentas né Antônio você conhecia essa ferramenta já tinha ouvido falar alguma coisa relacionada disso tudo então às vezes tem como você pesquisar uma hashtag nem da eficácia e tem que ter cuidado para não usar as hashtags que você vai trair só outros profissionais então se eu colocar natação para bebês às vezes eu posso atrair mães mas muitas vezes eu vou trair outros profissionais da área então tem que ficar atento as hashtags também se eu quero atrair outros profissionais ou se eu quero atrair pessoas não têm diversas maneiras até gratuita a gente se fazer isso mesmo Desculpa Antônio pode falar não fique à vontade tá bom você que é Nossa convidada então em relação a atrair outros profissionais mais ou menos é nessa rua aí que eu estou no Instagram hoje tá certo eu faço conteúdo para outros profissionais eu compartilho conteúdo Deus personagens para outros profissionais momentos né e não mente Eles Não Contam personal de mim não isso para mim eu acho que ela levou bastante agora cara vocês dois parece que são dois anjos que caíram nessa Live aqui porque olha eu acho que eu tanto eu quanto várias pessoas que eu vou estar compartilhando esse vídeo vai estar aproveitando muito Eu particularmente Nunca entendi porque que uma pessoa lá da China começou me seguir particularmente mas agora eu entendi que era do sushi que eu tô curtindo uma página aleatória Agora eu entendi tudo né pessoal então Poxa muito obrigado de verdade mesmo eu pessoalmente eu não tenho mais nada dura para você tem mais uma dúvida posso falar no sentido assim não sei se você já se assustaram mas às vezes vocês vão pesquisar um tênis E aí quando você abre e começa aparecer propaganda exatamente daquele tênis então gente se você for parar para olhar o Google sabe tudo tudo por que você pensa tudo no Google você é logado na sua conta do Google que é a mesma o mesmo e-mail por exemplo do Instagram e aí eu entro em outra rede social e tá lá propaganda do que eu estava procurando Então hoje tem que ficar atento até com as informações que a gente compartilha porque na verdade eles ganham muito dinheiro com informações gratuitas que a gente fornece a eles vendem isso a gente fornece essas informações gratuitamente os pais todo mundo que tá lá e aceito os termos a gente fornece informações de onde que a gente nasceu cidade o que que eu gosto de comer os restaurantes que eu frequento os lugares que eu vou eu forneço tudo isso gratuitamente e eles usam isso a favor deles a favor das empresas que querem vender site do Google acho que aqui no Brasil não está habilitado mas eu sei que nos Estados Unidos Google tem uma ferramenta que ele identifica a pessoa entra numa loja no shopping por exemplo ela vai determinar da loja e essa loja ela tem esse esse perfil né a ferramenta conhecimento facial facial e ela já te dar a ficha completa então a pessoa já chega e fala e aí beleza como é que tá as coisas e ele teus filhos e talvez seja que já tá tudo ali fica muito mais fácil né eu sei que esse tipo de inteligente também é utilizado em aeroportos enfim e aí Luciano Diga lá agora você tá gostando desse bate-papo tá tá acrescentando vai mudar a maneira que sem dúvida Sem dúvida é até mais motivante né você assistiu participar de um bate-papo desse Mas o que eu tenho reparado é o seguinte no Facebook pelo menos comigo tem mais engajamento textos escritos inscritos é pela própria plataforma aí o Instagram é mais vídeos e se você colocar um texto muito longo eu acho que a probabilidade de as pessoas verem é mais baixa é porque o Instagram quando eu entrei no Instagram eu sabia que era uma plataforma de fotos não é pessoal compartilha a foto tal e as redes sociais o cara entra lá para eu entretenimento É Então tem que cuidar para não ficar algo muito massante também algo muito técnico que às vezes é muito massante então eu acho interessante mesclar algumas coisas da vida pessoal mas você tem que pagar alisar e se você quer ter um perfil mais profissional eu acho que seis vezes por semana você tem que postar coisas profissionais da Brigada só profissão uma uma vez por semana sem falta se você posta uma foto assim do teu dia a dia em família alguma coisa assim mas o que é interessante a gente postar todo dia né a gente tem que se a gente for realmente levar as férias redes sociais no sentido do nosso lado de profissionalismo personal trainer Tem que postar todo dia né O que que eu comecei a postar uma época que começou me trazer mais mais resultados são vídeos de treino só que hoje é complicado você postar um vídeo de treino na academia por causa da pandemia máscara né o celular ali na academia então fica um pouco mais complicado aí que a gente conversou muito os nossos bate-papos Aí talvez os profissionais têm que se Reinventar para ter entrado de driblar isso e conteúdo sempre importante é sempre importante mas eu ver se ficar um conteúdo muito técnico Aí talvez para nós profissionais seja ótimo a gente faz um conteúdo técnico mais os nossos alunos para nossos clientes às vezes tem que usar palavras mais acessíveis para ele que ele eles entendam né isso também é o ponto assim que a gente tem que tem que levar a sério porque eles a pessoa posta muito técnico técnico mas não tá vendo o resultado Então espera aí por isso que eu vejo que uma consultoria e uma mentoria para quem quer levar a sério o trabalho digamos 80% do seu trabalho pelas redes sociais vale a pena o investimento vale a pena do meu caso é um complemento né eu faço eu ainda faço mais estranhos presenciais né destacando a consultoria de treino né que não tem muito a ver com redes sociais mas com aplicativo Mas é uma tendência que veio que veio para ficar e um ano e meio atrás a gente via um ou dois aplicativos de treino hoje já tem mais aplicativos de treinos ele se vendem através do que das redes sociais né então a importância de uma empresa de aplicativo de treino fazer um bom trabalho e uma página bem profissional porque já é 50% da tua consultoria é o aplicativo que a gente falou muito da importância de ter no aplicativo avaliação física é que a gente achou o ponto sair e precisava melhorar nos aplicativos avaliação física é uma ferramenta importantíssima e que eu acho que a maioria dos aplicativos não tem aí vídeos também um problema para os aplicativos agora existem mais recursos de GIF do se associar disse os aplicativos mais um ano e meio atrás é não tinha vídeo os aplicativos Ou seja é para você mudar da tua do teu Excel de outra planilha para o aplicativo ficou mais prático mais interessante a formatação ficou melhor então é tudo um aprendizado né tudo um aprendizado e tem eu vejo também tem pessoas que tem é vergonha de fazer vídeos que nem a professora Mariana falou tem que se mostrar a pessoa ela tem que falar Mas ela tem que falar né E hoje a gente viu as academia as lives como cresceram né você participar das Lajes tô desenvoltura muda Até mesmo para você trabalhar na rede social de uma forma mais profissional mas sempre aprendendo aí com a professora Mariana professor Hélio com todos vocês e vamos melhorar nossa visualização nas redes sociais também né você tem que buscar um determinado conteúdo eu posso fracionar em três a invés de postar um texto longo eu posso postar Três nem sempre vídeo é o que mais vai chamar atenção por exemplo vídeo Você tem que chamar atenção da pessoa nos três primeiros segundos porque hoje tem muito conteúdo se você não chamar atenção naquilo ela vai mudar para outro Então olha a diferença Oi tudo bem meu nome é Manoela hoje eu vim aqui falar para vocês sobre as redes sociais vocês não personal você quer mudar sua carreira profissional através das redes sociais no meu caso natação Mãe você tem mais que seu filho se afogue aí ela vai parar para mim escutar Nossa Peguei uma dor então a gente já tem que mudar de acordo para ser policial estratégia do Instagram eu já vou começar com a dor do cliente depois eu falo e por exemplo Me apresenta no final Então eu estou são várias estratégias diferentes em cats gifs eu coloco emoji nos textos tem aplicativo sou eu faço muitas vezes no bloco de notas separar em quatro linhas no máximo não fazer um texto ou então você para nós paz coloca um jeito mais leve de se ler aquilo e eu vejo muito que é domesticar o seu público se você não gosta de ler conteúdo você provavelmente não vai querer postar conteúdo Então não vai ser tão assim então a gente tem que dar uma esticando aos pouquinhos para trazer o título para exemplos Instagram tu vai fazer a pessoa querer continuar lendo ou não porque muitas vezes o Instagram oculto o resto do texto a implicar lá em ver mais então se você não colocar o título onde situa chamativo como a frase que eu falei agora também a pessoa já mudou ela tá ali para lazer mas se eu colocar algo que nossa eu preciso disso eu tenho medo que meu filho morreu afogado então eu vou ler então às vezes ela vai ler se for algo lembrando da linguagem de acordo com o público que você escolher então tem diversas maneiras estratégia tem que estudar bastante sobre os algoritmos sobre a forma de se fazer sobre essas estratégias são pessoais não adianta que o que eu faço para mim não é o mesmo que Aurélio faz o nosso público-alvo é diferente o nosso foco é diferente então não é o mesmo que vai dar certo para todo mundo mas é analisar o Instagram comercial ele te dar as métricas ele te mostra os melhores dias os melhores horários eles mostram várias questões você tá ganhando uma de seguidor perdendo muitos seguidores que que tá acontecendo porque sim tem perda também não só ganho se eu tô perdendo muito que eu tô fazendo se eu ganhei muito é porque a tal pessoa me divulgou então eu vou pegar ela com a Luna e vou dar aula para ela porque deu o resultado então é aproveitar os momentos não é você vai dar aula para ela de graça dá aula para ela para sempre mas aproveitar algumas oportunidades é que ele te deu o resultado e vai te dar 50% a mais da sua cartela de clientes Não vale a pena dar uma aula para ela por exemplo dar algumas Então a gente tem que analisar nesse sentido custo-benefício São investimentos ou em pessoas ou em Patrocínio sou estudos ou em cursos uma diferença classe que tem a entre as plataformas a forma como os anúncios são colocados no YouTube O anúncio é colocado dentro de um vídeo teu no começo de um vídeo no meio ou no final e o YouTube remunera 50% do curso daquele anúncio ele divide com a pessoa que produziu o conteúdo ele divide a uma sociedade né e no Instagram eles colocam os anúncios entre um poste e outro e ele não remunera a pessoa esse dinheiro o anunciante pagou e fica com Instagram né E então o que eu percebi assim que as pessoas que estão focadas mais no Instagram eles estão se promovendo para vender o seu próprio serviço né que talvez seja a ferramenta mais eficiente para isso agora apresenta no YouTube como o YouTube remunera para você ter ideia assim ele tá pagando mais ou menos $1 para cada mil visualizações $1 para cada mil visualizações e assim Face Nossa é bastante né pouco né porque queria que esse vídeo tem seis pessoas assistindo agora a cada 1.000 para ganhar $1 né mas é assim querendo meu canal tá batendo agora dois milhões e meio de visualizações por mês uma média de cinco minutos então eu já ganhei um bem mais com só com que o YouTube me paga do que com o que eu trabalho com personal aí não adianta querer vender personal no meu YouTube porque a gente do Brasil inteiro assistindo por causa do mundo inteiro o mês passado teve 90 países que assistiram diferentes tipos assim alguém de personal quantas pessoas de Curitiba não dá nem um por cento Curitiba o volume né então não consigo vender personal ali então o Instagram Às vezes ele é mais funcionar um conteúdo se você quer vender uma consultoria com personal local no Instagram com certeza é melhor residual em cima das visualizações né e viver de produzir conteúdo digital YouTube Elite remunera né então são essas essas duas essas duas alternativas não deu certo e errado na verdade deu errado assim o errado é você ficar sentado e não fazer nada isso é errado né o certo é qualquer coisa que você faz tentando tentando tentando e você não falou de mesclar o pessoal com profissional né Eu acho que tem que mexer mesmo porque quando você coloca tuas coisas pessoais ou as pessoas que segue eles adoram isso adoro você que a gente tem que tomar um cuidado pequenininho assim né Outro dia eu fiz uma enquete no YouTube e perguntei para eles assim qual é a primeira coisa que você vai fazer quando acabar pandemia Mia e daí eu coloquei lá um formulário para eles preencher em um campo aberto e daí eu pedi para minha mãe tá bom lá para mim eu falei assim olha como é que é o aberto vai colocar Shopping restaurante no viajar e no culto e na missa no culto em primeiro na missa em segundo primeira coisa que eu fiz como eu gravo meus vídeos na sala de casa a primeira coisa que eu fiz foi correr lá e tirar todas as garrafas de vidro da sala clube com abençoado abençoado que Deus abençoe e talvez muitas pessoas estão me seguindo viu uma garrafa de vinho fosse só ele bebe sabe então a gente tem que tomar muito cuidado com que a gente posta porque pode ser que a pessoa que tá te vendo tem um preconceito sobre você e isso quando a gente envolve bebida alcoólica quando a gente envolve qualquer ilícito e também quando a gente se posiciona politicamente na rede social tem que saber se você se posicionar politicamente na rede social não é errado só que pode ser que alguns clientes futuros você vem a perder por conta disso mas talvez alguns outros você atrai fazer por você cara legal né então é assim você tem que saber os riscos que você corre quando você posta uma coisa pessoal né E você pode usar isso a seu favor ou você pode usar isso contra você eu trabalho com bebê então bebês e crianças e muitas vezes eles para as crianças maiorzinhas às vezes eles vem o Instagram então eles vão questionar e eles Geralmente eu trabalho com piscina tudo eu não uso maquiagem de maneira a gula E aí eu fui nesse horário de almoço e ela fez maquiagem Eu não tirei e fui dar uma aula de funcional Kids para crianças apartir de 3 anos 3 a 6 anos mais ou menos e a criança virou Tia você de Batom Vermelho nunca me viu nem de maquiagem aí eu e ela não pode Você é criança visão que ela tinha ela não pode Você é criança você não pode usar batom vermelho então às vezes até eu usar isso no meu pessoal estar aqui de batom para exemplo para o meu público então tão várias questões é por isso que a gente tem que conhecer o nosso público como ele falou quando ele dente ficou isso ele tirou o vinho por mais que ele beber ele não precisa deixar publicamente então tem algumas coisas que que a gente precisa sim analisar a gente ganha ou perde então assim nas minhas minhas bol.com política com temas realmente polêmicos várias coisas manifestações então coisas que são polêmicas você tem que analisar a eu vou ficar falando sobre religião Ok Tem pessoas que não Concorde não vou fazer aula com você mas às vezes eu quero Atrás só pessoas religiosas Então foi uma escolha exatamente para ele falou é você sabe as consequências tudo tem consequência talvez eu não não me posicionar como Aurélio eu não sou a pessoa polêmica também às vezes meu crescimento é um pouco mais lento do que se eu fosse polêmica por exemplo e totalmente me posicionados naquela determinados assuntos é que às vezes a pessoa ela não quer saber do seu posicionamento político ela quer saber da solução que você tem para dor dela é isso acho que foi o Consenso né tanto no Instagram quanto no YouTube do que vocês falaram né é arrumar uma solução para dor eu que sei lá se Deus permitir de qual o partido político enfim eu quero saber se você vai resolver meu problema conta acho que isso acho que recado ficou sensacional e claro né muitos quantos de vocês quantos alunos pediram crédito de vocês nunca nunca nunca pediram nunca pediram quais cursos eu fiz então às vezes a gente critica outras pessoas que não são profissionais que não estudaram como a gente estão lá porque as redes sociais ela não interessa se o cara tá fazendo algo que o público que ele tá com a mente dominador o cara tá comprando ele não tá nem aí porque ele tá comprando sem saber se nem para a gente que a professora pediu a Gina então assim Tem uma parte cultural do público não se importar tanto no médico ele quer saber o CRM mas o nosso ele não quer saber o cref Aurélio a remuneração através do YouTube Eu tenho coração através do Instagram de outras formas então por exemplo assim se eu fosse focar só em alunos locais só de Goiânia Goiás por exemplo de onde eu sou não é 17 meu não tem 17 mil de Goiânia 40% é de Goiânia o restante não é então tem um volume que não necessariamente desses 40% não são todos os meus clientes Então é só que eu faço outras questões a pandemia veio para ajudar se acontecer alguma coisa então a gente tem que pensar muito nesse sentido se eu ficar às vezes parece com personal focado em horas-aulas hora de personal presencial você tem um limite se você for atender online ou criar um produto no treinamento online alguma coisa nesse sentido você consegue vender por escala consegue vender para o maior quantidade de pessoas do que aquela hora então dá trabalho sim vai ser trabalhoso mas é depende do seu objetivo se eu quero por exemplo como o Antônio falou que era encher meus horários Consultoria e tal pronto é o meu objetivo Ok não tá certo tá errado é o jeito dele naquele momento mas talvez ele já pode já tô ganhando tanto que eu quero você tem minhas horas frente dele ele pode começar a divulgar através das redes sociais que ele escolher para depois começar a ter uma renda residual porque eu quero a tecla Aurélio comente quanto tempo de outub porque não é de hoje então você pode fazer o que você tá fazendo e já ir construindo outro porque você não vai colher frutos de hoje para hoje tem que plantar a sementinha e regando diariamente para conseguir colher sim YouTube primeiro vídeo postei 2011 daí ele veio não tive frequência nem Constância daí há 4 horas 5 anos atrás eu comecei a investir nele de verdade né E daí comecei postando lá 3 vídeos por semana e fui evoluindo aos poucos e só que é grande maior parte dos vídeos ninguém assistia ninguém assistiu duas três quatro visualizações né só que a teimosia fez com que eu continuasse sendo que os primeiros vídeos ele parecia vídeo de humor assim sabe porque eu falava sério mas todo mundo aqui viu os vídeos vim aqui tirar sarro da minha cara sabe né Mas se vocês quiserem dar risada o vídeo tá lá buscar lá nos meus vídeos dos mais antigos você pode dar risada porque tá engraçado tava muito mal e é assim você começa a perceber assim que não tem como você entrar você nossa Amanhã eu vou virar de fisiculturista né então vou entrar na academia lá e vou sair saradão né é um processo que você tem que amadurecer você tem que melhorando tem que evoluir Indo aos poucos Agora você tem duas opções ou não fazer nada e outra começar a fazer Independência no Instagram no Facebook se você tem que aprender tem que estudar e o algoritmo ele muda e como ele muda com muita frequência você tem que estudar sempre então se você tem que preguiça de estudar loteria né porque eu acho que eu que sobrou né diga que a ciência para ganhar na loteria também né ai poxa bate-papo tá sensacional que que aprendizado né mais uma semana de muito aprendizado quero ver com vocês querem continuar ou encerrar por aqui a gente tá com uma hora e 10 já de eu já tô com vontade de ir no banheiro só isso agradecer a presença do professor Antônio Luciano e para deixar para o final de perguntar eu três perguntas para realizar a professora Manu já quero anunciar a nossos convidados da semana que vem aí ó pastor Rogério Almeida ele vai falar sobre vender a Preciso vender o seu produto para lá esse é a senhora temática né que a gente vai para conversando a semana que vem e para gente concluir lá no rapidinho três perguntas s o Aurélio quiser comentar também fique à vontade que no dia que você teve porque não tinha essas perguntas perguntas são as seguintes O que você aprendeu com anemia O que você faria diferente em sua carreira EA Qual que é a sua dica de ouro para o Personal que vai começar agora então o que que eu aprendi com a pandemia que é porque a gente precisa fazer diferente é basicamente assim mundo veio para mostrar isso então se a gente não não começar a olhar para o outro ângulo a pensar que não vai existir o como era antes porque tá todo mundo esperando que volte como era antes e não vai existir mais um antes até porque a gente mudou todo esse período tiveram várias mudanças financeiras e psicológicas é sócio afetivas então tiveram muitas mudanças nesse período Então quem realmente não se adaptar o mercado vai deixar para trás e isso é fato não tem outra alternativa não tem outra escolha a gente precisa analisar e ver qual é o meu objetivo e e atrás dele Lembrando que assim uma das coisas que eu mais aprendi quando ele é respeitar você eu quero indicar muito livro a coragem de ser imperfeito se eu tô aqui hoje foi porque eu li esse livro e estão aqui dando a minha cara tá porque fazer um ao vivo não é fácil a gente pode falar alguma coisa errada pode vir julgamento pode vir um monte de questões por uma, colocada no lugar errado então sociais as pessoas acham que eu tô legal todo dia que eu quero fazer lá é todo dia né eu cheguei ainda agorinha tive que lavar o cabelo e tudo que eu vou lavar o cabelo para dormir tá Amanhã não vai resolver nada então tem algumas questões que acontecem e vai muito de como a gente liga com isso como que eu passo isso é para frente então eu não preciso me mostrar como máquina não assim mostrar essa é um pouco da fragilidade também é legal para o cliente desde que a nossa eu também sou assim nossa Eu também faço isso eu tenho certeza que com quem eu tô conversando aqui também deixa dar um alívio né nossa eu achei que só eu que não fazia isso só comigo que não que não acontecia então eu aprendi muito nesse sentido a gente olhar mais para gente como um ser humano e pensar em novas possibilidades segunda pergunta de novo o que faria diferente em sua carreira Olha eu poderia falar que eu poderia fazer várias coisas diferentes só que se eu tivesse feito diferente eu não estaria aqui hoje então é justamente aprender com erro é o colégio que o Aurélio falou é tentar é Errar e mudar e se ajustando porque o que eu fiz no começo não é o mesmo que dá certo hoje então não tem como assim se eu não tivesse aprendido com o que eu fiz atrás eu não eu não conseguiria estar um pouco mais para frente então é aquela coisa vocês eu vou um pouco para frente e volta um pouco não é o que as pessoas precisam entender sobre as redes sociais não é uma linha linear ondas tem hora que a gente tá lá em cima tá lá em baixa a plataforma muda o algoritmo muda e aí você vai lá para baixo e você não sabe mais nada e aí você vai estudar só de novo aí muda de novo então é um eterna onda a gente fica ternamente nesse movimento mas isso que realmente move a gente aí que motiva é esse movimento então a gente se adaptar a isso não sei o que eu poderia dizer de diferente mas eu diferente aprender com erro e para finalizar Qual que é a sua dica de ouro para quem está começando agora a tua com personal trainer trabalhe para conquistar seus sonhos ou alguém vai te contratar para conquistar os deles e é isso se você o que eu falo muito principalmente na parte do personal na parte do empreender é o meu resultado é proporcional ao meu esforço claro que às vezes eu posso me esforçar um pouco menos Porque para mim é um pouco mais fácil porque eu gosto porque eu tenho facilidade para o Aurélio pode ter sido mais difícil eu tenho facilidade hoje quem veio aqui no vídeo de falar mas eu tive trauma de infância de falar no microfone porque eu ganhei o prêmio de melhor redação da escola e Me colocaram para ler para todo mundo eu morava na cidade pequena com 5 mil habitantes todo mundo conhecer todo mundo e eu não consegui então foi um trauma que eu carreguei por muito tempo não falar no microfone estou aqui falando com a mente Então hoje eu dou palestras fácil mas foi trabalhado Isso então isso é em busca do meu sonho sonho o meu objetivo era esse o meu objetivo era dar palestra sobre o objetivo era compartilhar esses conhecimentos e é proporcional a minha dedicação Se hoje eu vou dormir menos horas porque eu estou aqui com vocês porque a hora que acabar a nossa Live eu tenho que responder mensagens fazer várias questões um trabalho online também então em prol do meu objetivo então é proporcional meu esforço é posso alguns dias me esforçar mais outros dias me esforçar menos algumas pessoas lembrando que quando você vem na rede social às vezes você me vê e acha que é muito fácil para mim é muito fácil e não necessariamente como eu falei do trauma que pouca gente sabia então às vezes o que você vê na rede social é que a pessoa quer mostrar e não necessariamente é tão fácil como parece ser então se hoje eu entrar lá no canal do Aurélio ver os vídeos dele falar nossa que bacana mas vai lá cinco anos atrás ver como é que era então essa questão se ele tá aqui hoje é é por causa dos vídeos lá de trás ele vai aprendendo com os outros e conseguiu construir de hoje então muitas vezes a gente quer apagar o passado aí eu quero apagar aqueles vídeos antigos quero fazer isso mas a gente tem que pensar no sentido que é uma construção que eu precisei preciso trazer uma equipe igual hoje eu forme aqui tem outro professor trabalhando comigo porque eu só tenho 24 horas quando eu trago outras pessoas eu diminui as minhas horas de piscina para fazer outras partes que era o meu objetivo então acredito que é exatamente focar no seu objetivo e construir posso fazer um resuminho Já que eu não tive essa oportunidade de fazer antes vamos lá o qual que é a primeira pergunta ela pergunta o que que você aprendeu com essa pandemia aprendi que a gente teve uma oportunidade de fazer a mudança se não fosse academia eu não teria gravado os vídeos dos idosos Então e se não fosse poderia não teria tempo para gravar esses vídeos porque quando veio a quarentena não podia dar aula de sinuca o dia da aula foi gravando então eu aprendi que talvez se tivesse dado um pouco menos de aula identificar um pouquinho mais a outros projetos como por já tô online teria deixado antes então graças a pandemia eu tive tempo para me dedicar e assim o meu canal durante a pandemia ele teve um crescimento de do bloco quantidade de inscritos né pedindo 250 mil para meio milhão de inscritos né então foi bem significativo segunda pergunta e que você faria diferente em sua carreira bem simples porque eu falei que eu postei o primeiro vídeo de 2011 Se eu pudesse voltar no passado e eu continuei agravada pelo menos um por semana lá no final hoje eu estaria tranquilamente com uns 10 milhões de inscritos tranquilamente se eu tivesse mantido uma frequência tivesse feito você precisa dar um conselho de ouro agora é para quem tá assistindo se tiver vergonha de gravar vídeo tamo junto eu até hoje eu tenho vergonha de me ver na imagem né então eu não tenho vergonha de ver me ver sozinho aqui editando vídeo que eles não era problema problema que alguém está assistindo vídeo Eu tô assistindo seu vídeo que eu quero vamos ver juntos eu não consigo assistir eu juro eu não consigo assistir eu tô nervoso tem lá na época do colégio quando eu tinha que ler em voz alta a minha mão suava frio pensei que tinha aí anidrose na mão pingava chegava molhar o papel sabe ele dava desculpa que ele tinha que ir para a enfermaria porque eu tinha vergonha direito público por engasgava não li direito porque eu tinha problema Oftalmológico em usava óculos né então por uma série de fatores Desculpa mesmo não ter treinado né mas na pior das hipóteses você começar a gravar vídeo editar seus próprios vídeos a sua habilidade de comunicação vai melhorar quando estiver frente a frente com o tempo doente então se eu pudesse dar um conselho começa a gravar vídeo hoje grávida o primeiro e não desista Não desista porque vai demorar para ter retorno não espere o perfeccionismo por quê sensacional ter mais para frente eu adorei Mas também eu tinha medo de falar em público com 14 15 anos para de Congresso no estande eu não conseguia falar com cliente você falou assim não deixa eu ficar debaixo de dor aqui que é mais tranquila não gosta de coisa está muito próximo porque tive que me encontrar também hoje professor aniversário perdendo o curso e Tamos aí gravando vídeo beleza É verdade olha aí olha já eu falei é gravar começar a gravar hoje hoje esse povo verdade Obrigado Professor Luciano show de bola né tudo na vida exige dedicação Constância e pensamento nos seus objetivos nessa os colegas conseguiram métodos podem conseguir basta acreditar nos seus objetivos aí obrigado a todos Parabéns aí pelo bate-papo e boa noite valeu Obrigado Professor Aurélio professora Manu professor Léo e tenho certeza que eu achei para muita gente eu acho que vamos começar a ganhar muito dinheiro graças a esse vídeo sabe pessoal então só tenho agradecer aí Aquela quantidade de dicas quase que essa consultoria que vocês deram mídias sociais Espetacular pessoal Muitíssimo obrigado e obrigado Naldo para abrigar vítimas em inglês junto Olá pessoal sejam todos aí muito bem lindos nessa última aula da nossa minissérie por mais e momentos extraordinários.



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